domingo, 7 de novembro de 2010

MÉTODOS DE TRABALHO

Os métodos de trabalho são as formas ou procedimentos empregados por um executante de uma tarefa no cumprimento da atividade. Os métodos são um dos recursos que compõem um processo. 

Os processos são, digamos, a arena ou o espaço onde se realizam as funções do gerente e do supervisor. Os processos geram produtos, os quais podem ser bens ou serviços dependendo da natureza do processo. Em um processo fabril o produto do processo é um bem que é produzido. Já em um processo, por exemplo, de Call Center , o produto do processo é o atendimento, ou seja, um serviço.

Os processos devem ser planejados para que sejam capazes de produzir produtos que atendam os requistos das partes interessadas. Um bom planejamento estabelece as definições do produto e de cada um dos recursos, inclusive os métodos, do processo. A partir dessas definições surge o desafio seguinte: fazer com que elas sejam obedecidas ou executadas no dia a dia. Planejamento e execução devem ser, portanto, complementares e eficientes para que o processo atinja seus objetivos. Gerentes e supervisores participam do planejamento e da execução, mas há - e deve haver - predominância dos gerentes no planejamento e dos supervisores na execução.   

Com relação à reflexão proposta no post anterior, podemos perceber - pois não conhecemos de fato -que o atendimento da Niely Cosméticos indica que o processo foi planejado, e que é executado tal como foi concebido. Assim há méritos tanto para o(a) gerente quanto para o(a) supervisor(a), além, é claro, da competência da própria telefonista. 

Observemos finalmente que gerente e supervisor são cargos, e que gerenciamento e supervisão são funções, as quais podem ser realizadas por uma mesma pessoa. 

Sucesso
Antonio Gordilho
      






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário