quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE FAZ UM SUPERVISOR

Há poucos dias recebemos a consulta de um técnico de solda, angustiado por saber " o que faz um supervisor " . Tendo sido promovido a supervisor de solda, dizia não fazer idéia do que faz um supervisor. Esta corajosa e lúcida declaração me levou a escrever sobre este assunto no blog.

Inicialmente é preciso esclarecer que supervisão deve ser entendida com uma função, tanto quanto o são gerenciamento ou gestão. Assim o supervisor é aquele que desempenha a função supervisão, qualquer que seja o seu campo de aplicação. Supervisor de solda , supervisor de vendas, supervisor de segurança e outros, são cargos e não função. Reconheço que ao suprimir o contexto tecnológico específico ( como solda vendas etc ) é quase certo que aumente a sensação de insegurança e desconhecimento do supervisor. Afinal ele se desenvolveu exatamente a partir da base tecnológica presente em sua história profissional. 

Pois o primeiro passo a ser dado para se adquirir um alto nível de supervisão é precisamente alterar a ênfase, a ordem de importância dada à tecnologia em relação ao elemento humano. Ser supervisor é ser um mestre, um educador , um treinador de pessoas. Deve ser um exemplo de chefia autêntica para sua equipe. Além disso deve dominar e praticar técnicas de solução de problemas e cuidar de desenvolver, muito, a comunicação e o relacionamento interpessoal. O domínio técnico é importante, mas não tão importante quanto os fatores citados.

Com essas competências será verdadeiramente capaz de manter sob controle o processo, atendendo permanentemente os requisitos do produto ( ou serviço ) e do próprio processo.  

Sucesso!
Antonio Gordilho

4 comentários:

  1. Obrigado,

    Com essa explicação básica deu para me situar um pouco do meu novo cargo.

    Atenciosamente: Luis Falcão

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,

    Com essa explicação básica deu para me situar um pouco do meu novo cargo.

    Atenciosamente: Luis Falcão

    ResponderExcluir